O I Encontro Internacional Infâncias Protagonistas: migração, arte e educação vai discutir a integração de crianças e jovens imigrantes e refugiados em escolas brasileiras, contribuindo na proposição de soluções práticas e metodologias participativas em sala de aula. Portanto, nada melhor que levar as próprias crianças e os jovens para participar do evento e dar seu ponto de vista em mesas de debate, oficinas e grupos de trabalho.
A programação inclui uma série de atividades, que envolve professores, pesquisadores e público em geral do Brasil e do exterior – como Uruguai, Argentina, França, Portugal, Itália e Moçambique.
O encontro será realizado entre os dias 4 e 6 de outubro de 2023, na Universidade de Brasília. Promovido pela Rede de Pesquisa Infâncias Protagonistas: Migração, Arte e Educação, pretende embasar a efetivação de políticas públicas e posicionar o Distrito Federal como centro agregador dessa discussão, ainda fragmentada no país.
Um dos elementos que justifica a urgência do debate, de acordo com os organizadores, é que, nos últimos anos, vem ocorrendo uma mudança no perfil migratório no Brasil, com um aumento significativo de mulheres imigrantes e refugiadas que trazem consigo seus filhos, o que vem promovendo, por consequência, um processo de juvenilização da migração.
No dia 5, quinta-feira, das 18h30 às 20h, participarei da Roda de histórias e debate sobre os livros A menina que abraça o vento (Ed. Vooinho) e Narrativas de infâncias refugiadas (Ed. Mauad). A coordenação será da professora Lucie de Lannoy, da UnB. Se você ainda não conhece o livro A menina que abraça o vento, terá a chance de comprá-lo ali!
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.