Projeto Identidades – Cultura Global em Movimento
Foto: Aula de português na Casa de Acolhida São José (casjrroficial) Em meio ao cenário de incertezas da pandemia da Covid-19, a gaúcha Adriana Sangalli encontrou uma forma de fazer a diferença. Em setembro de 2020, em parceria com a ONG PDMIG - Pacto pelo Direito...
Professora Maristela Farias e sua trajetória ao lado dos migrantes
Foto: Professora Maristela dando aula (Arquivo pessoal) A professora Maristela Farias, de 52 anos, cresceu no município de Canoas, no Rio Grande do Sul, e, por meio de uma bolsa de estudos, se formou em magistério no ensino médio profissionalizante do Colégio São...
Do silêncio à voz: a jornada de migrantes no aprendizado do português brasileiro
Foto: Blanca Perosa junto com seu esposo e seus dois filhos (Arquivo pessoal) O Brasil abriga hoje mais de 1,8 milhão de migrantes e refugiados, conforme dados do governo federal coletados entre janeiro de 2010 e agosto de 2024. Milhares dessas pessoas...
A escola como ninho
Integrantes da rede pública de ensino de Duque de Caxias investem em políticas de acolhimento para refugiados Previsto para ser lançado em 19 de novembro, O Voo de Kia é o novo livro de Liliane Mesquita, professora e assessora pedagógica em Duque de Caxias....
Mitos e verdades sobre as migrações internacionais
Quando a temática das migrações internacionais é vista por meio de estereótipos, acaba por gerar desinformação, acarretando aumento de preconceitos e ações de xenofobia. Pensando nisso, a Plataforma Brasileiros no Exterior publicou um novo vídeo intitulado MITOS...
Dzaleka: Sobre águias e galinhas
Um campo de refugiados é sempre um local de abrigo. Pessoas que tinham projetos de vida em seu país de origem, após vivenciarem uma experiência traumática de ruptura, são obrigadas a abandonar tudo em troca da sobrevivência. Ao fugirem para um novo país e obter o...
Pesquisa com crianças imigrantes no Oeste Catarinense
Eu me chamo Feiruque de Jesus dos Santos, sou pesquisador mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGE/UFFS). Investigo sobre a acolhida de crianças imigrantes na escola pública, na rede municipal de ensino da...
Os processos de alfabetização e as infâncias em refúgio como tema em estudo no NEELAL
O Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento (NEELAL), situado na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Maracanã), foi fundado em 2019, com o objetivo de promover pesquisas e ações de aprofundamento da...
O português há de ser mais chévere
Os números alarmam e se fazem notar. De acordo com o Global Trends Report 2022, do Acnur, agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados, o ano passado se encerrou com o índice de 108,4 milhões de pessoas forçadas a deixarem seus países de origem em razão...