A minha turma de 2024.2 da disciplina de Laboratório de Cidadania, do 8o. período de Jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está contribuindo com a plataforma MiRe. Os alunos/as definiram a pauta e o cronograma com o tema vinculado a migração e refúgio na infância e adolescência. A ideia é que possam conhecer sobre o assunto e assinar conteúdo para o site e para as redes sociais, sob minha supervisão, que poderá ser incluído em seu portfólio.
Com isso, teremos resenhas de livros, filmes, documentários e matérias sobre educação, cultura e legislação sob diferentes perspectivas. É uma turma que cursa o último período de Jornalismo, ou seja, muitos já estão fazendo estágio e ainda na reta final do trabalho de conclusão de curso (TCC). São jovens antenados e interessados em aprender sobre novos assuntos. Está sendo muito bom acompanhar essa trajetória, as dificuldades de acesso a determinadas fontes, descobrir quem são aqueles que “enrolam” o repórter, os outros que são extremamente solícitos… enfim… acaba sendo uma aula para todos sobre o acesso à informação referente à cidadania de migrantes e refugiados.
Em nossa reflexão, partimos do conceito de cidadania relacionado à expressão concreta de democracia. Portanto, exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei. E vai além. Seu exercício na sociedade contemporânea está relacionado aos vínculos de pertencimento; à participação política/coletiva; e à consciência de ter os direitos e deveres.
Leia aqui a resenha sobre o filme THF: Aeroporto Central, dirigido por Karim Aïnouz.
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